Tema do ENEM 2025 confirma: o futuro é prateado!

Gabriela FB • 10 de novembro de 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou que o tema da redação do ENEM 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” , um marco que simboliza a entrada definitiva da longevidade no centro do debate público.

A escolha reflete uma transformação silenciosa e profunda: o Brasil está envelhecendo. Segundo o IBGE, em 2030 haverá mais pessoas com mais de 60 anos do que crianças até 14. Essa virada demográfica redefine o mercado de trabalho, o consumo, a previdência e a própria ideia de futuro.


Para Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência e autora do livro Economia Prateada, o tema do ENEM é mais do que oportuno é revelador:


“O envelhecimento não é uma pauta do futuro ele já está entre nós. O que falta é enxergar o envelhecer como potência: um campo fértil de inovação, negócios e propósito. Quando a juventude começa a refletir sobre isso, o país amadurece junto.”


Lançado em 2024, o livro Economia Prateada já antecipava o movimento de valorização da longevidade como eixo estratégico de transformação econômica e social. A obra aborda quatro dimensões essenciais para o envelhecer ativo capital social, intelectual, financeiro e de saúde e defende que o Brasil precisa aprender a converter o aumento da expectativa de vida em vantagem competitiva.

Denise lembra que o tema também é educativo:


“É inspirador ver que uma geração de jovens será provocada a pensar sobre o que significa envelhecer num país que ainda associa idade à limitação. Essa reflexão forma cidadãos mais conscientes, profissionais mais empáticos e políticas públicas mais humanas.”


Com o ENEM 2025 colocando o envelhecimento no centro da redação, o Brasil dá um passo simbólico em direção a uma sociedade longeva, inclusiva e inovadora. Afinal, entender o envelhecer é entender o futuro e o futuro é prateado.


Por Gabriela FB 29 de dezembro de 2025
Anualmente, no mês de janeiro, conforme previsto em regulamento, acontece a atualização monetária das contribuições (contribuição básica mensal e contribuição de Proteção Familiar) dos participantes do Plano Cooprev. A atualização tem como base a inflação no período e tem o objetivo de manter o valor real das projeções no futuro, permitindo que o saldo individual de previdência, bem como os capitais segurados (de pensão por morte e invalidez total e permanente), permaneçam atualizados. O indexador definido para as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado de dezembro de 2024 a novembro de 2025. A metodologia de cálculo para reajuste das contribuições segue os seguintes critérios: Participantes que aderiram ao Plano até o mês de dezembro de 2024, terão seus valores de contribuição atualizados com a variação do IPCA acumulado no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, ou seja, de 4,46%. Participantes que aderiram ao Plano ou realizaram alteração de contribuições após dezembro de 2024, terão seus valores atualizados com a variação proporcional do IPCA acumulado entre o mês de adesão/alteração e novembro de 2025. Os capitais segurados são reajustados pelo índice e com base no novo valor de capital segurado e na idade atual do participante, é apurado o novo valor de contribuição de proteção familiar. IMPORTANTE: Existem empresas que realizam contribuições extras no Plano de seus colaboradores, bem como contribuições para proteção familiar. Nesses casos, conforme regulamento do plano: CONTRIBUIÇÃO EXTRA EMPREGADOR: não haverá reajuste; CONTRIBUIÇÃO DE PROTEÇÃO FAMILIAR: haverá reajuste. A Empresa poderá alterar o valor da contribuição, conforme as regras de seus respectivos contratos. Confira abaixo a tabela com o IPCA registrado no período avaliado, bem como a variação acumulada no período utilizado para o cálculo do reajuste:
Por Gabriela FB 15 de dezembro de 2025
Descubra como a previdência para autônomos pode garantir liberdade e segurança no futuro. Dicas de planejamento financeiro para freelancers, MEIs e autônomos.
Por Gabriela FB 3 de dezembro de 2025
Confira as novidades no novo regulamento do Plano Cooprev que foi aprovado pela PREVIC e coloca alterações relevantes para o futuro de novos participantes.