Quanta Previdência conquista o Selo de Engajamento Abrapp 2025 e se consolida entre as melhores entidades para se trabalhar no sistema de previdência complementar

Gabriela FB • 4 de novembro de 2025

Reconhecimento nacional de engajamento e cultura organizacional

Recebemos o Selo Prata de Engajamento Abrapp 2025, consolidando-nos entre as melhores entidades para se trabalhar no sistema de previdência complementar fechada (EFPC). O reconhecimento destaca organizações com os mais altos índices de engajamento, pertencimento e propósito entre seus colaboradores.


Promovido pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), o Selo de Engajamento é uma das principais certificações do setor, medindo o nível de conexão, motivação e cultura organizacional nas EFPCs de todo o país.

Metodologia e resultados acima da média

A pesquisa, conduzida de forma independente pela consultoria Numera People Analytics, avalia fatores como clima organizacional, liderança, segurança psicológica e senso de pertencimento.
Para conquistar o selo, as entidades precisam atingir nota mínima de 75 pontos de engajamento e adesão de pelo menos 70% dos colaboradores — metas superadas com ampla margem pela Quanta Previdência.

“Receber o Selo Prata de Engajamento é uma conquista que reflete nossa essência e o espírito de time que move a Quanta. Mais do que um reconhecimento, ele simboliza a força de uma cultura que acredita nas pessoas como principal ativo para gerar transformação.”
— Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência

Uma previdência em expansão e com propósito

Com mais de R$ 8 bilhões sob gestão e mais de 250 mil participantes, administramos planos para mais de 50 cooperativas, 20 empresas e 11 distribuidores. A Entidade mantém crescimento acima da média do mercado e está próxima de alcançar o marco de maior EFPC do Brasil em número de participantes, unindo performance financeira, inovação e propósito social.

“Atingimos índices elevados em reconhecimento, pertencimento e alinhamento com o propósito institucional — pilares essenciais para a sustentabilidade do engajamento. Esse selo é fruto de um trabalho contínuo de desenvolvimento humano e de práticas que valorizam o diálogo e a autonomia das pessoas.”
— Mayara Santos, Head de Gente, Cultura & Educação da Quanta Previdência

Cultura de vanguarda e engajamento sustentável

A Quanta se diferencia no sistema por sua liderança colaborativa, gestão humanizada e programas inovadores de desenvolvimento técnico e comportamental, como:


  • Programa de Desenvolvimento de Líderes e Especialistas;
  • Planos de Desenvolvimento Individual com base em Avaliações por Competência e Performance;
  • Tech B.A., iniciativa pioneira de letramento digital para profissionais do setor previdenciário.



Esse modelo de gestão, que une performance, propósito e proximidade, reforça o compromisso da Quanta em cuidar do futuro financeiro dos brasileiros e inspirar o futuro da previdência complementar cooperativa.

Por Gabriela FB 29 de dezembro de 2025
Anualmente, no mês de janeiro, conforme previsto em regulamento, acontece a atualização monetária das contribuições (contribuição básica mensal e contribuição de Proteção Familiar) dos participantes do Plano Cooprev. A atualização tem como base a inflação no período e tem o objetivo de manter o valor real das projeções no futuro, permitindo que o saldo individual de previdência, bem como os capitais segurados (de pensão por morte e invalidez total e permanente), permaneçam atualizados. O indexador definido para as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado de dezembro de 2024 a novembro de 2025. A metodologia de cálculo para reajuste das contribuições segue os seguintes critérios: Participantes que aderiram ao Plano até o mês de dezembro de 2024, terão seus valores de contribuição atualizados com a variação do IPCA acumulado no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, ou seja, de 4,46%. Participantes que aderiram ao Plano ou realizaram alteração de contribuições após dezembro de 2024, terão seus valores atualizados com a variação proporcional do IPCA acumulado entre o mês de adesão/alteração e novembro de 2025. Os capitais segurados são reajustados pelo índice e com base no novo valor de capital segurado e na idade atual do participante, é apurado o novo valor de contribuição de proteção familiar. IMPORTANTE: Existem empresas que realizam contribuições extras no Plano de seus colaboradores, bem como contribuições para proteção familiar. Nesses casos, conforme regulamento do plano: CONTRIBUIÇÃO EXTRA EMPREGADOR: não haverá reajuste; CONTRIBUIÇÃO DE PROTEÇÃO FAMILIAR: haverá reajuste. A Empresa poderá alterar o valor da contribuição, conforme as regras de seus respectivos contratos. Confira abaixo a tabela com o IPCA registrado no período avaliado, bem como a variação acumulada no período utilizado para o cálculo do reajuste:
Por Gabriela FB 15 de dezembro de 2025
Descubra como a previdência para autônomos pode garantir liberdade e segurança no futuro. Dicas de planejamento financeiro para freelancers, MEIs e autônomos.
Por Gabriela FB 3 de dezembro de 2025
Confira as novidades no novo regulamento do Plano Cooprev que foi aprovado pela PREVIC e coloca alterações relevantes para o futuro de novos participantes.