Quanta Previdência atinge R$ 7 bilhões em ativos e se destaca como líder no mercado de previdência complementar

Quanta Previdência • 18 de dezembro de 2024

A Quanta Previdência, reconhecida como uma das maiores entidades de previdência complementar fechada no Brasil, alcançou a expressiva marca de R$ 7 bilhões em ativos sob gestão. O resultado reflete um desempenho notável, com crescimento patrimonial de aproximadamente 20% ao ano nos últimos quatro anos, um índice muito acima da média do mercado.

Esse avanço expressivo pode ser atribuído a uma combinação de fatores estratégicos. A cultura de vanguarda da Quanta tem sido fundamental, pautada por uma visão organizacional inovadora e um modelo ágil, capaz de se adaptar rapidamente às demandas do setor e ao cenário econômico dinâmico.

Outro diferencial importante está em suas taxas competitivas . Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Quanta oferece planos com custos operacionais reduzidos, favorecendo a acumulação de patrimônio ao longo do tempo e proporcionando retornos superiores aos oferecidos por instituições financeiras tradicionais.

Além disso, a excelência na gestão de investimentos é um dos pilares do sucesso da entidade. A Quanta disponibiliza estratégias de alocação robustas e diversificadas, com perfis de risco e retorno adequados aos diferentes objetivos de seus participantes. Com foco no longo prazo e na performance consistente, a entidade tem alcançado resultados superiores aos benchmarks de mercado.

A combinação desses fatores é potencializada por investimentos constantes em tecnologia e educação financeira , que garantem o acesso democrático a soluções previdenciárias de alto valor agregado. Essa abordagem fortalece a confiança dos participantes e reafirma o compromisso da entidade com o planejamento financeiro sustentável.

Hoje, a Quanta Previdência reúne mais de 220 mil participantes e é reconhecida como a maior Entidade de Previdência Associativa do Brasil e a quarta maior entre as entidades fechadas do país. Com uma trajetória marcada por inovação, eficiência e foco nos resultados, a Quanta consolida sua posição de referência no mercado de previdência complementar brasileiro, impulsionando um crescimento robusto e sustentável.

Por Gabriela FB 29 de dezembro de 2025
Anualmente, no mês de janeiro, conforme previsto em regulamento, acontece a atualização monetária das contribuições (contribuição básica mensal e contribuição de Proteção Familiar) dos participantes do Plano Cooprev. A atualização tem como base a inflação no período e tem o objetivo de manter o valor real das projeções no futuro, permitindo que o saldo individual de previdência, bem como os capitais segurados (de pensão por morte e invalidez total e permanente), permaneçam atualizados. O indexador definido para as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado de dezembro de 2024 a novembro de 2025. A metodologia de cálculo para reajuste das contribuições segue os seguintes critérios: Participantes que aderiram ao Plano até o mês de dezembro de 2024, terão seus valores de contribuição atualizados com a variação do IPCA acumulado no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, ou seja, de 4,46%. Participantes que aderiram ao Plano ou realizaram alteração de contribuições após dezembro de 2024, terão seus valores atualizados com a variação proporcional do IPCA acumulado entre o mês de adesão/alteração e novembro de 2025. Os capitais segurados são reajustados pelo índice e com base no novo valor de capital segurado e na idade atual do participante, é apurado o novo valor de contribuição de proteção familiar. IMPORTANTE: Existem empresas que realizam contribuições extras no Plano de seus colaboradores, bem como contribuições para proteção familiar. Nesses casos, conforme regulamento do plano: CONTRIBUIÇÃO EXTRA EMPREGADOR: não haverá reajuste; CONTRIBUIÇÃO DE PROTEÇÃO FAMILIAR: haverá reajuste. A Empresa poderá alterar o valor da contribuição, conforme as regras de seus respectivos contratos. Confira abaixo a tabela com o IPCA registrado no período avaliado, bem como a variação acumulada no período utilizado para o cálculo do reajuste:
Por Gabriela FB 15 de dezembro de 2025
Descubra como a previdência para autônomos pode garantir liberdade e segurança no futuro. Dicas de planejamento financeiro para freelancers, MEIs e autônomos.
Por Gabriela FB 3 de dezembro de 2025
Confira as novidades no novo regulamento do Plano Cooprev que foi aprovado pela PREVIC e coloca alterações relevantes para o futuro de novos participantes.