Inclusão e diversidade geracional no mercado de trabalho: Como a Quanta constrói um ambiente inclusivo

Quanta Previdência • 21 de maio de 2024

Na Quanta, valorizamos a experiência e a diversidade geracional, construindo um ambiente inclusivo onde pessoas maduras encontram oportunidades para crescer e inovar.

Saiba como a diversidade geracional contribui para um ambiente de trabalho mais rico e desenvolvedor.

Há um tempo temos percebido que, ao convidarmos candidatos com mais de 40 anos para entrevistas, uma fala é recorrente: “Que bom que, pelo menos, me chamaram para a entrevista. Depois de uma certa idade é mais difícil de acontecer…”. Confesso que, inicialmente pensei se tratar de casos pontuais, até mesmo pelo fato de a idade não ser, para nós na Quanta, um pré-requisito para seleção. Nosso foco inicial está nas competências apresentadas no currículo, e no decorrer do processo vamos avaliando o grau de aderência às competências técnicas, comportamentais e fit cultural dos candidatos.

Entretanto, a Quanta respira o propósito de construir o futuro. Percebemos, então, que pessoas maduras que se sentem vulneráveis por causa da idade, mas estão ainda ativas e pensando em suas carreiras, merecem um olhar especial para que possam seguir confiantes no presente, construindo seus futuros de maneira consistente. Atualmente o tema “etarismo”, diversidade geracional, já percorre as redes sociais e o campo da ciência. São conhecidas as diferenças entre as gerações X, Y e Z em relação ao trabalho – estilo de comunicação, suas prioridades, familiaridade com tecnologia, suas perspectivas acerca de reconhecimento, feedback, hierarquia, trabalho remoto ou híbrido, e por aí vai…

A Cultura de Vanguarda da Quanta , que está escrita, consolidada e viva em nosso dia a dia, fala sobre um ambiente saudável e inclusivo com a presença constante de experimentação e aprendizagem. Acreditamos que não é possível aprender ou experimentar na medida que desejamos se as pessoas atuantes forem semelhantes, tiverem bagagens parecidas e mesmas perspectivas. Para alcançar o nível de inovação e sustentação que almejamos, precisamos de pessoas de todas as gerações em nosso ambiente, com perspectivas e bagagens diferentes, que promovam discussões e melhorias ricas em nosso contexto, e isso claramente inclui as pessoas mais maduras que sentem essa vulnerabilidade quando o assunto é “pessoas maduras no mercado de trabalho”. Na Quanta tem espaço!

No ano de 2023, 26% dos currículos que recebemos são de pessoas com 41 anos ou mais. Das contratações que fizemos, 21% foram de pessoas nessa faixa-etária. Em 2024, até o momento recebemos a mesma porcentagem de currículos de pessoas com 41 anos ou mais, e das contratações que fizemos, 25% foram de pessoas que estão nessa mesma faixa-etária. Considerando que atualmente temos 3 gerações atuando simultaneamente no mercado de trabalho, esses são números relevantes para a diversidade das gerações em nosso contexto. Nosso quadro de colaboradores hoje conta com 40% de pessoas entre 40 e 63 anos.

Na Quanta, valorizamos a experiência, o conhecimento e a maturidade. Temos um compromisso com a construção de futuros e entendemos que as carreiras fazem parte dessa construção. Se você se identifica com esse público e com a nossa Cultura de Vanguarda que inclui, experimenta e aprende constantemente, ao encontrar uma vaga em nosso portal aderente ao que você deseja para a sua trajetória, candidate-se sem medo. Venha construir futuros conosco!

Homem com cabelos grisalhos, usando um smartphone enquanto está sentado em um sofá verde.
Por Quanta Previdência 29 de maio de 2025
No mês de junho, conforme previsão regulamentar, ocorre a atualização monetária das contribuições (contribuição básica mensal e contribuição de Proteção Familiar) dos participantes. A atualização retrata a variação da inflação no período e tem por objetivo manter o valor real das projeções no futuro, permitindo que o saldo individual de previdência, bem como os capitais segurados (de pensão por morte e invalidez total e permanente), permaneçam atualizados.  O indexador definido para as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado de abril de 2024 a março de 2025. A metodologia de cálculo para reajuste das contribuições…
Mulher sorrindo para o telefone, segurando café e mochila, em uma rua da cidade sob a luz do sol.
Por Quanta Previdência 22 de maio de 2025
Todo ano, milhões de brasileiros enfrentam a mesma dor de cabeça: o Imposto de Renda. Mas e se parte desse valor pudesse ser redirecionada para o seu próprio futuro — de forma legal, segura e vantajosa? Sim, isso é possível com a previdência privada. Como funciona o benefício fiscal na previdência privada Ao contratar um plano como os da Quanta Previdência, é possível deduzir até 12% da sua renda bruta anual tributável na declaração do Imposto de Renda — desde que você utilize o modelo completo. Na prática, isso reduz a base de cálculo do IR e, com isso, o…
Homem debaixo da cama acende uma lanterna, olhos arregalados de surpresa, em um quarto escuro.
Por Quanta Previdência 20 de maio de 2025
Você já parou para pensar se a aposentadoria do INSS será suficiente para manter o seu padrão de vida no futuro? Se não, é hora de repensar. O sistema de Previdência Social no Brasil enfrenta uma crise, e os números são claros: ele não será capaz de sustentar todos os aposentados nas próximas décadas. Em 2024, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) apresentou um déficit de R$ 30,3 bilhões, uma redução de 3,8% em relação ao ano anterior, mas, ainda assim, um valor considerável. O pior é que, sem reformas, o déficit pode atingir 11,6% do PIB até 2100.…