Wealth Planning: Por que você precisa conhecer esta tendência?

Quanta Previdência • 26 de outubro de 2023

Porque independente do tamanho do seu patrimônio, o objetivo é sempre expandir, jamais retroceder nas conquistas já realizadas, não é mesmo?

Sabemos que tanto o amanhã, quanto o mercado financeiro, compartilham de um ponto convergente: a imprevisibilidade. Portanto, torna-se urgente planejar para garantir que seu patrimônio esteja organizado e bem administrado caso qualquer situação pegue você ou sua Família de surpresa.

O Wealth Planning é a expressão em inglês para esta tarefa de planejamento patrimonial. Para a maioria dos brasileiros planejar sozinho pode parecer difícil, mas não é inviável buscar orientações seguras e se informar. No mundo das famílias com grandes fortunas, o desafio do planejamento também se amplifica, por isso algumas assessorias financeiras do mercado oferecem o serviço profissional de wealth planning.

Não importa seu perfil per capita, se você mesmo vai fazer ou vai terceirizar a gestão do seu wealth planning, o importante é compreender que isto é sim para você e o quais são os pontos a serem cuidados. Para avaliar se você está amparado com um bom planejamento patrimonial ou está descoberto em algum aspecto, se pergunte:

  1. Proteção: Diante da imprevisibilidade do amanhã, de qualquer evento que venha impactar negativamente meu patrimônio ou a geração de novas riquezas – acidentes, divórcio, obrigações fiscais, societárias, trabalhistas – estou protegido?
  2. Crescimento: Meu patrimônio está investido e alocado de forma a promover o crescimento do que eu conquistei e assegurar a manutenção do meu lifestyle no futuro (aposentadoria)?
  3. Perpetuação: As conquistas atuais e riquezas construídas estão organizadas de forma a garantir uma sucessão organizada, célere e mais barata aos meus herdeiros e/ou quitação das dívidas relacionadas?

A gestão patrimonial tem o desafio de buscar meios legais e seguros de obter maiores ganhos com investimentos, proteção financeira, economia tributária e assertividade jurídica. Por isso, motivados por cenários econômicos adversos e o desejo de construir um legado patrimonial que assegure maior tranquilidade financeira, cada vez mais brasileiros têm demonstrado sua preocupação com o planejamento para o futuro.

Em seus 19 anos de serviços à sociedade, a Quanta identifica nos últimos anos o crescimento pela busca de assessoria financeira para planejamento patrimonial em sua Central de Relacionamento.

A Previdência complementar é A Estratégia quando se fala em wealth planning, por conta dos benefícios fiscais e jurídicos deste investimento, além dos já conhecidos financeiros para aposentadoria.

Embora o wealth planning – planejamento patrimonial seja novidade no portfolio de muitas instituições financeiras, a Quanta desde sua fundação oferece seus Planos como planejamentos financeiros, tributários, sucessórios e de aposentadoria.

Em 2011, quando lançou sua Central de Relacionamento, a Quanta passou a oferecer consultoria personalizada aos seus clientes via multicanal e tem convicção que esta é, até hoje, uma das razões para ter altos níveis de fidelização, com cancelamentos muito abaixo da média de mercado, e altos níveis de satisfação dos clientes, uma média acima de 80% de satisfação.

Os especialistas que atendem nossos clientes são funcionários da Quanta – uma Entidade sem fins lucrativos – não são comissionados para evitar conflitos de interesse e têm o compromisso de oferecer consultorias imparciais, que apoiem nossos participantes em decisões.

Por exemplo, quando o proprietário de um imóvel morre, os herdeiros  precisam pagar até 8% de imposto  sobre o valor de mercado atualizado da propriedade. Ao longo dos anos, casas, apartamentos e terras tendem a se valorizar, aumentando este custo fiscal.

Neste exemplo, qual o melhor planejamento sucessório: Um imóvel ou investir em um Plano de Previdência com objetivo de sucessão? Qual é o mais Seguro? Por que? Um consultor tem o papel de elaborar este estudo comparativo e apoiar o cliente na tomada de decisão pessoal.

Seja qual for a estratégia que você for adotar, planejar de forma independente ou contratar um serviço financeiro, a tendência wealth planning é para você! A proteção, crescimento e perpetuação do patrimônio familiar é algo que todos precisam e merecem, mas começa com uma decisão pessoal e intransferível,  a sua .

Procure sua instituição financeira de confiança e veja quais opções você tem à sua disposição. Se você já é cliente da Quanta, nos acione pelos nossos canais, solicite consultoria, se informe e conheça as melhores opções disponíveis.

Homem com cabelos grisalhos, usando um smartphone enquanto está sentado em um sofá verde.
Por Quanta Previdência 29 de maio de 2025
No mês de junho, conforme previsão regulamentar, ocorre a atualização monetária das contribuições (contribuição básica mensal e contribuição de Proteção Familiar) dos participantes. A atualização retrata a variação da inflação no período e tem por objetivo manter o valor real das projeções no futuro, permitindo que o saldo individual de previdência, bem como os capitais segurados (de pensão por morte e invalidez total e permanente), permaneçam atualizados.  O indexador definido para as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado de abril de 2024 a março de 2025. A metodologia de cálculo para reajuste das contribuições…
Mulher sorrindo para o telefone, segurando café e mochila, em uma rua da cidade sob a luz do sol.
Por Quanta Previdência 22 de maio de 2025
Todo ano, milhões de brasileiros enfrentam a mesma dor de cabeça: o Imposto de Renda. Mas e se parte desse valor pudesse ser redirecionada para o seu próprio futuro — de forma legal, segura e vantajosa? Sim, isso é possível com a previdência privada. Como funciona o benefício fiscal na previdência privada Ao contratar um plano como os da Quanta Previdência, é possível deduzir até 12% da sua renda bruta anual tributável na declaração do Imposto de Renda — desde que você utilize o modelo completo. Na prática, isso reduz a base de cálculo do IR e, com isso, o…
Homem debaixo da cama acende uma lanterna, olhos arregalados de surpresa, em um quarto escuro.
Por Quanta Previdência 20 de maio de 2025
Você já parou para pensar se a aposentadoria do INSS será suficiente para manter o seu padrão de vida no futuro? Se não, é hora de repensar. O sistema de Previdência Social no Brasil enfrenta uma crise, e os números são claros: ele não será capaz de sustentar todos os aposentados nas próximas décadas. Em 2024, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) apresentou um déficit de R$ 30,3 bilhões, uma redução de 3,8% em relação ao ano anterior, mas, ainda assim, um valor considerável. O pior é que, sem reformas, o déficit pode atingir 11,6% do PIB até 2100.…