Espiritualidade na liderança: Benefícios psicológicos e impacto no ambiente corporativo

Quanta Previdência • 26 de abril de 2024
Denise Maidanchen, Diretora da Quanta Previdencia Cooperativa, Diretora do ICSS (Instituto de Certificação Profissional) e Presidente do Lide Mulher SC.

Dias atrás, dei uma palestra sobre como equilibrar gestão humanizada e alta performance. Ao final, uma pergunta feita me deixou reflexiva por dias: “A espiritualidade pode influenciar líderes e negócios?”

Eu sempre tive a crença por experiência propria que sim, mas na hora não tinha uma resposta adequadamente embasada, pois bem, com algumas pesquisas agora posso me expressar de forma mais consistente.

O ambiente corporativo moderno enfrenta desafios sem precedentes em termos de saúde mental e engajamento dos colaboradores. Estudos indicam que até 85% dos empregados em todo o mundo estão desengajados com seu trabalho, segundo o Gallup’s State of the Global Workplace (2021). Adicionalmente, a pandemia exacerbou problemas de saúde mental, tornando a resiliência emocional e o bem-estar psicológico prioridades nas agendas de liderança.

A espiritualidade, desvinculada de dogmas religiosos e entendida como uma conexão com valores profundos e propósitos maiores, pode ser um alicerce para enfrentar esses desafios. De acordo com uma pesquisa da American Psychological Association, práticas espirituais podem reduzir o estresse e promover uma maior satisfação no trabalho. Isso ocorre porque tais práticas ajudam na formação de uma perspectiva mais ampla da vida e do trabalho, incentivando uma visão integrada de bem-estar.

Líderes que cultivam a espiritualidade demonstram, muitas vezes, maior capacidade de empatia e comunicação, essenciais para a liderança no cenário atual. Um estudo publicado no Journal of Management, Spirituality & Religion (2019) sugere que líderes espiritualizados tendem a ser mais conscientes e éticos em suas decisões, o que favorece ambientes de trabalho mais justos e inclusivos.

A espiritualidade também pode favorecer a inovação. Líderes que praticam a reflexão espiritual estão mais abertos a novas ideias e diferentes perspectivas, crucial para a inovação contínua necessária em ambientes VUCA – significa originalmente volatile, uncertain, complex e ambiguous; em português, volátil, incerto, complexo e ambíguo- e BANI – significa originalmente brittle, anxious, non-linear, incomprehensible; em português, frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Essa abertura pode transformar a cultura organizacional, promovendo um ambiente que valoriza a colaboração e a criatividade.

Para os colaboradores, a integração da espiritualidade no local de trabalho pode significar melhor saúde mental e maior engajamento. Práticas como meditação, mindfulness e momentos de reflexão podem ajudar a mitigar o estresse e aumentar a concentração e a satisfação no trabalho. A empresa Salesforce, por exemplo, implementou “zonas de meditação” em seus escritórios, observando um aumento na satisfação dos empregados e uma melhoria na sua produtividade.

Portanto, ao incorporar a espiritualidade nas práticas de liderança, os líderes podem melhorar o bem-estar de seus times e também fomentar um ambiente que suporta o crescimento contínuo e sustentável dos negócios. A espiritualidade, longe de ser um conceito abstrato, pode ser uma estratégia concreta para desenvolver a resiliência organizacional e a inovação necessária para prosperar em um mundo em constante transformação.

Por Gabriela FB 12 de novembro de 2025
Informamos que na última reunião do Conselho Deliberativo da Quanta que ocorreu em 26/09/2025, foi apresentada e aprovada a proposta de alteração do Regulamento do Plano Precaver . A proposta está alinhada à legislação vigente, em especial à Resolução PREVIC nº 23/2023 , e tem como objetivos aprimorar a redação, atualizar requisitos normativos e ampliar a flexibilidade aos participantes. Principais pontos: Inclusão da Adesão Automática ao Plano Precaver, em conformidade com a atualização normativa aplicável. Reorganização dos institutos (resgate, portabilidade, BPD e autopatrocínio) em capítulo próprio, com prazos e condições de exercício mais claros. Possibilidade de renda complementar temporária , permitindo o acesso a parcela do saldo acumulado conforme o tempo de vinculação, preservando a sustentabilidade por meio de reversão interna de saldos não utilizados. Criação do Fundo de Reversão , possibilitando a retenção de valores não utilizados para pagamento de benefícios — por exemplo, em casos de desligamento sem elegibilidade — para posterior utilização conforme contrato firmado com empresas. Esses recursos poderão ser direcionados ao abatimento de contribuições ou aportes futuros , ou a outras finalidades autorizadas pelo Conselho Deliberativo, mediante parecer atuarial e previsão no plano de custeio . Instituição da renda complementar por sobrevivência , benefício opcional viabilizado por meio de contratação com seguradora. Definição de extrato previdenciário e ajustes técnicos em diversas seções, assegurando a aderência à regulação da PREVIC. Previsão de saque adicional , permitindo ao assistido acessar parte do saldo da conta benefício em condições especiais previstas na legislação , observados os critérios técnicos e atuariais definidos no Regulamento. Ajustes técnicos gerais: correções de redação e atualizações para garantir aderência às normas e facilitar a compreensão. Este comunicado integra a obrigação legal de dar ciência aos Participantes sobre o andamento do processo de alteração regulamentar. 
Por Gabriela FB 12 de novembro de 2025
Informamos que na última reunião do Conselho Deliberativo da Quanta que ocorreu em 26/09/2025, foi apresentada e aprovada a proposta de alteração do Regulamento do Plano Prevcoop . A proposta está alinhada à legislação vigente, em especial à Resolução PREVIC nº 23/2023 , e tem como objetivos aprimorar a redação, atualizar requisitos normativos e ampliar a flexibilidade aos participantes. Principais pontos: Inclusão da Adesão Automática ao Plano Prevcoop, em conformidade com a atualização normativa aplicável. Reorganização dos institutos (resgate, portabilidade, BPD e autopatrocínio) em capítulo próprio, com prazos e condições de exercício mais claros. Possibilidade de renda complementar temporária , permitindo o acesso a parcela do saldo acumulado conforme o tempo de vinculação, preservando a sustentabilidade por meio de reversão interna de saldos não utilizados. Criação do Fundo de Reversão , possibilitando a retenção de valores não utilizados para pagamento de benefícios — por exemplo, em casos de desligamento sem elegibilidade — para posterior utilização conforme contrato firmado com empresas. Esses recursos poderão ser direcionados ao abatimento de contribuições ou aportes futuros , ou a outras finalidades autorizadas pelo Conselho Deliberativo, mediante parecer atuarial e previsão no plano de custeio . Instituição da renda complementar por sobrevivência , benefício opcional viabilizado por meio de contratação com seguradora. Definição de extrato previdenciário e ajustes técnicos em diversas seções, assegurando a aderência à regulação da PREVIC. Previsão de saque adicional , permitindo ao assistido acessar parte do saldo da conta benefício em condições especiais previstas na legislação , observados os critérios técnicos e atuariais definidos no Regulamento. Ajustes técnicos gerais: correções de redação e atualizações para garantir aderência às normas e facilitar a compreensão. Este comunicado integra a obrigação legal de dar ciência aos Participantes sobre o andamento do processo de alteração regulamentar. 
Por Gabriela FB 12 de novembro de 2025
Na última reunião do Conselho Deliberativo da Quanta, realizada em 26/09/2025 , foi aprovada a proposta de atendimento às exigências apontadas pela PREVIC no processo de alteração regulamentar do Plano Cooprev . Aproveitando essa revisão, e considerando a atualização normativa pela Resolução CNPC nº 63 (que substitui a CNPC nº 60), incluímos a Adesão Automática no regulamento do Plano Cooprev, a ser submetida no mesmo processo. Este comunicado integra a obrigação legal de dar ciência aos Participantes sobre o andamento do processo de alteração regulamentar. Confira todas as alterações na íntegra aqui.