Quanta Previdência Cooperativa em Apoio às Vítimas das Enchentes no Rio Grande do Sul

Quanta Previdência • 8 de maio de 2024

A Quanta Previdência Cooperativa acompanha com grande preocupação as devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. As fortes chuvas causaram danos imensos à infraestrutura, afetaram a vida de milhares de pessoas e, infelizmente, ceifaram vidas.

Neste momento de dor e sofrimento, nos solidarizamos com todas as famílias atingidas por essa tragédia. A Quanta reconhece a força e a resiliência do povo gaúcho, que, mesmo diante das dificuldades, se une para superar os desafios.

Em consonância com nossos valores de cooperação e solidariedade, a Quanta convida você a ajudar por meio de nossos Parceiros Instituidores, que nesse momento difícil seguem levando adiante e vivendo em sua essência os valores do Cooperativismo.

Ações do Sistema Unicred em apoio às vítimas

Instituto Unicred RS
Chave PIX (e-mail):
instituto-rs@unicred.com.br

Dados da Conta:
136 – Unicred
Agência: 2710
Conta Corrente: 603897-2

Ações do Sistema Ailos em apoio às vítimas

A Quanta Previdência Cooperativa reforça seu compromisso com o bem-estar das comunidades onde atua e convida a todos a se unirem a essa causa solidária. Juntos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas que foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Por Gabriela FB 29 de dezembro de 2025
Anualmente, no mês de janeiro, conforme previsto em regulamento, acontece a atualização monetária das contribuições (contribuição básica mensal e contribuição de Proteção Familiar) dos participantes do Plano Cooprev. A atualização tem como base a inflação no período e tem o objetivo de manter o valor real das projeções no futuro, permitindo que o saldo individual de previdência, bem como os capitais segurados (de pensão por morte e invalidez total e permanente), permaneçam atualizados. O indexador definido para as atualizações é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrado de dezembro de 2024 a novembro de 2025. A metodologia de cálculo para reajuste das contribuições segue os seguintes critérios: Participantes que aderiram ao Plano até o mês de dezembro de 2024, terão seus valores de contribuição atualizados com a variação do IPCA acumulado no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025, ou seja, de 4,46%. Participantes que aderiram ao Plano ou realizaram alteração de contribuições após dezembro de 2024, terão seus valores atualizados com a variação proporcional do IPCA acumulado entre o mês de adesão/alteração e novembro de 2025. Os capitais segurados são reajustados pelo índice e com base no novo valor de capital segurado e na idade atual do participante, é apurado o novo valor de contribuição de proteção familiar. IMPORTANTE: Existem empresas que realizam contribuições extras no Plano de seus colaboradores, bem como contribuições para proteção familiar. Nesses casos, conforme regulamento do plano: CONTRIBUIÇÃO EXTRA EMPREGADOR: não haverá reajuste; CONTRIBUIÇÃO DE PROTEÇÃO FAMILIAR: haverá reajuste. A Empresa poderá alterar o valor da contribuição, conforme as regras de seus respectivos contratos. Confira abaixo a tabela com o IPCA registrado no período avaliado, bem como a variação acumulada no período utilizado para o cálculo do reajuste:
Por Gabriela FB 15 de dezembro de 2025
Descubra como a previdência para autônomos pode garantir liberdade e segurança no futuro. Dicas de planejamento financeiro para freelancers, MEIs e autônomos.
Por Gabriela FB 3 de dezembro de 2025
Confira as novidades no novo regulamento do Plano Cooprev que foi aprovado pela PREVIC e coloca alterações relevantes para o futuro de novos participantes.