Como fica sua previdência com as novas mudanças no IOF?

17 de julho de 2025

A recente decisão do STF sobre o IOF acendeu o alerta para quem investe pensando no longo prazo. Mas, afinal, o que muda — e como sua previdência pode ser afetada (ou protegida) com isso?


Se você tem um VGBL, este texto é essencial. E se ainda não conhece as vantagens da previdência privada fechada, como o Cooprev, aqui está o momento certo para entender o que pode fazer diferença no seu bolso.


O que muda no IOF?


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reestabelecer quase todas as medidas propostas pelo decreto. Isso quer dizer que o governo tem margem para ajustar as alíquotas de forma rápida — o que impacta diretamente aplicações financeiras, como o VGBL, financiamentos e até cartões de crédito.


Um dos principais pontos afetados são os VGBL (Vida Gerador Benefício Livre) que agora possui taxação de 5% para aportes mensais superiores a R$ 300 mil em planos de seguro de vida com cobertura por sobrevivência. A partir de 2026, o imposto passa a incidir nos aportes que excederem R$ 600 mil, independente se foram depositados em uma ou várias instituições.



Importante ressaltar: nosso modelo de previdência – modelo fechado – não será afetado por essa taxação.

Diferenças entre VGBL e a previdência privada fechada

Característica VGBL (bancário) Previdência Fechada (ex: Cooprev)
Incidência de IOF Sim Não
Taxa de administração Média de 1,5% a 2% a.a. 0,48% a.a. no Cooprev
Taxa de carregamento Comum em bancos (até 5%) Zero no Cooprev
Perfil de investimento Limitado Com exposição até ao exterior
Vinculação a pacotes bancários Sim Não precisa abrir conta
Modelo de gestão Comercial, com foco em lucro Sem fins lucrativos, foco no cooperado
Dedução Fiscal Não Até 12% da renda bruta anual

Por que o Cooprev se destaca nesse novo cenário?


Além da isenção total de IOF, o Cooprev oferece uma série de vantagens que tornam o plano mais inteligente, econômico e seguro para quem pensa no futuro:


Taxa de administração competitiva


Apenas 0,48% ao ano, contra os 1,5% ou mais praticados no mercado bancário.


Sem taxa de carregamento


O que você aporta vai 100% para sua reserva. Simples assim.


Incentivo fiscal real


Você pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual.


Portabilidade sem custo


Trazendo sua previdência atual para o Cooprev, você mantém a contagem do IR, melhora a rentabilidade e ainda economiza em taxas.


Simule agora mesmo com o Cooprev e veja como sua renda futura pode começar a ser construída hoje — com mais liberdade, mais vantagens e sem IOF.


Por Gabriela FB 3 de dezembro de 2025
Confira as novidades no novo regulamento do Plano Cooprev que foi aprovado pela PREVIC e coloca alterações relevantes para o futuro de novos participantes.
Por Gabriela FB 26 de novembro de 2025
Entenda porque nenhum fundo de previdência fechada investia no banco master e como se proteger de ativos como esses que oferecem bons retornos, mas oferecem riscos.
Por Gabriela FB 12 de novembro de 2025
Informamos que na última reunião do Conselho Deliberativo da Quanta que ocorreu em 26/09/2025, foi apresentada e aprovada a proposta de alteração do Regulamento do Plano Precaver . A proposta está alinhada à legislação vigente, em especial à Resolução PREVIC nº 23/2023 , e tem como objetivos aprimorar a redação, atualizar requisitos normativos e ampliar a flexibilidade aos participantes. Principais pontos: Inclusão da Adesão Automática ao Plano Precaver, em conformidade com a atualização normativa aplicável. Reorganização dos institutos (resgate, portabilidade, BPD e autopatrocínio) em capítulo próprio, com prazos e condições de exercício mais claros. Possibilidade de renda complementar temporária , permitindo o acesso a parcela do saldo acumulado conforme o tempo de vinculação, preservando a sustentabilidade por meio de reversão interna de saldos não utilizados. Criação do Fundo de Reversão , possibilitando a retenção de valores não utilizados para pagamento de benefícios — por exemplo, em casos de desligamento sem elegibilidade — para posterior utilização conforme contrato firmado com empresas. Esses recursos poderão ser direcionados ao abatimento de contribuições ou aportes futuros , ou a outras finalidades autorizadas pelo Conselho Deliberativo, mediante parecer atuarial e previsão no plano de custeio . Instituição da renda complementar por sobrevivência , benefício opcional viabilizado por meio de contratação com seguradora. Definição de extrato previdenciário e ajustes técnicos em diversas seções, assegurando a aderência à regulação da PREVIC. Previsão de saque adicional , permitindo ao assistido acessar parte do saldo da conta benefício em condições especiais previstas na legislação , observados os critérios técnicos e atuariais definidos no Regulamento. Ajustes técnicos gerais: correções de redação e atualizações para garantir aderência às normas e facilitar a compreensão. Este comunicado integra a obrigação legal de dar ciência aos Participantes sobre o andamento do processo de alteração regulamentar.